Os alunos da Escola Básica e Secundária Afonso III, em Vinhais, estão a protestar esta manhã, em frente ao estabelecimento de ensino, por causa da falta de condições nas salas de aula, nomeadamente as baixas temperaturas, que em alguma manhãs chegam a ser de quatro graus, obrigando-os a levar mantas e cobertores.
Corpo do artigo
Os jovens e encarregados de educação fecharam o portão da escola a cadeado, que acabou por ser aberto por militares da GNR, para impedir o funcionamento das aulas e mostrar publicamente "que não há condições mínimas para estudar e aprender", referiu Eurico Baía, presidente da Associação de Estudantes.
Os estudantes estão revoltados e exigem ao Ministério da Educação que resolva o problema. "A escola tem 30 anos, nunca sofreu obras de remodelação. As salas são muito frias e não temos condições para que as aulas sejam produtivas. Somos obrigados a assistir às aulas usando luvas, gorros e cachecóis, o que não dá jeito para trabalhar", acrescentou o jovem.
A direção gasta mais de seis mil euros por mês em eletricidade, porém a falta de isolamento da estrutura do edifício e as janelas deficientes acabam por não permitir o devido aquecimento do edifício. Rui Correia, diretor da instituição de ensino, explicou que o aquecimento é ligado várias horas por dia, desde o domingo à tarde e até sexta-feira, mas não resulta porque o edifício precisa de obras, que chegaram a estar previstas na última fase da Parque Escolar, porém nunca foram concretizadas.