A Câmara de Amares aprovou esta segunda-feira a abertura de um concurso público para concessionar o serviço de recolha de lixo, atualmente assegurado pelos serviços municipais. O concurso tem um preço base de 7,4 milhões de euros e vai vigorar por oito anos.
Corpo do artigo
A proposta foi aprovada com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP e do vereador independente Emanuel Magalhães. Os dois representantes do PS, Pedro Costa e Valéria Silva, votaram contra.
Segundo o presidente da Câmara, Manuel Moreira, “o grande objetivo é melhorar o serviço”, tendo em conta que a recolha do lixo “é um cancro” no concelho e “precisa de respostas”. “Os nossos camiões estão obsoletos e não temos pessoal para trabalhar nesta área”, disse o autarca.
Já o socialista Pedro Costa reconheceu a “enorme necessidade” de melhorar um “serviço caótico”, mas considerou que a solução pelo executivo é uma “proposta suicida”. “É uma decisão vinculativa para os próximos oito anos e que vai obrigar a subir as taxas que são cobradas”, criticou.