Era para ser um passeio curto, mas o destino trocou as voltas aos dois antigos pilotos. Não há testemunhas do acidente. Admite-se que a aeronave se possa ter despenhado no regresso à Herdade de Cavaleiro e Pinheiro, em Montemor-o-Novo, onde ambos almoçaram e se situa o hangar habitualmente usado para estacionar a aeronave.
Corpo do artigo
A pista de onde partiram é particular, não tem iluminação e é normalmente utilizada para este tipo de voos. Costa Martins e Sousa Monteiro, ex-comandante da TAP, foram encontrados sem vida perto das 21 horas de anteontem. Tinham levantado voo às 16.30 horas e avisado que o passeio seria breve. O proprietário da herdade, também piloto e dono de uma aeronave, estranhou a demora e deu o alerta às autoridades às 20.20 horas.
Os destroços do aparelho seriam encontrados cerca de meia hora depois, numa herdade contígua (de nome Atabueira), propriedade do presidente da Federação Portuguesa de Caça. Jacinto Amaro disse ao JN ter sido contactado cerca das 20 horas para abrir os portões da herdade para fazerem buscas. "Ninguém viu cair a aeronave", disse. "Ainda não se sabe" se o aparelho caiu quando levantava voo ou aterrava.
O aparelho, um CS-AIG, muito antigo e de dois lugares, ficou partido em dois, debaixo de fios de electricidade. Inspeccionados por peritos do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves, os destroços foram depositados no hangar da herdade.