A ANA - Aeroportos de Portugal disse não ter recebido qualquer pedido dos parques de estacionamento privados que esta quarta-feira contestaram as novas regras de acesso automóvel ao aeroporto do Porto.
Corpo do artigo
A ANA diz não ter "conhecimento de qualquer pedido de reunião por parte das empresas", em comunicado à Lusa em resposta às críticas de quatro parques de estacionamento privados contíguos ao aeroporto do Porto que admitiram contestar judicialmente as novas regras de acesso automóvel.
A partir de terça-feira, todos os utilizadores particulares que pretendam deixar ou ir buscar passageiros ao aeroporto têm direito a 10 minutos grátis findos os quais a permanência da viatura passa a ser taxada.
Tal medida gerou a controvérsia junto dos responsáveis dos parques 'low cost' contíguos ao aeroporto que acusam a concessionária aeroportuária de os pretender anular enquanto concorrentes.
"Chegámos a falar com a ANA sobre o assunto pelo telefone, mas não consigo marcar uma reunião para falar com alguém sobre isto. Fomos completamente excluídos desta situação e, embora a ANA diga que é para que o trânsito flua melhor, é tudo uma questão monetária", disse um dos responsáveis.
De acordo com a ANA, "o 'curbside' [acesso] de um Aeroporto é um espaço de utilização crítica e reservada, não devendo ser utilizado de forma intensiva nem enquanto local de estacionamento prolongado, sob pena de colocar em causa os níveis adequados de operacionalidade e segurança do acesso aos terminais".
Acrescenta que aquele espaço é "atualmente afetado por diversos constrangimentos operacionais e impactos ambientais, em grande parte motivados por desequilíbrios modais no acesso e usos indevidos de utentes privados e comerciais externos à atividade aeroportuária da ANA".
Assim, e perante os "congestionamentos identificados", a concessionária considerou "fundamental incentivar uma utilização responsável destes espaços, de forma a proporcionar uma melhor experiência a todos os utilizadores".
"Por outro lado, é importante assegurar o acesso público para os utilizadores em geral (tal como as empresas que gerem negócios do estacionamento automóvel fora do Aeroporto do Porto) para a tomada e largada de passageiros", sustentam.
Para "desincentivar a utilização excessiva" por automóveis do acesso ao aeroporto, a ANA passará a cobrar uma tarifa a partir dos 10 minutos de permanência nas primeiras duas passagens diárias.
"Quem, num período de 24 horas, utilizar o curbside várias vezes utilizando o mesmo veículo, pagará apenas a partir da terceira utilização. Essa utilização será cobrada independentemente do tempo de permanência", explica.
A concessionária diz ainda estar a "implementar um conceito praticado em muitos outros aeroportos da Europa e do mundo - conceito Kiss & Fly - que já é utilizado nomeadamente em Helsínquia, Praga, Marselha, Paris - Orly" entre outros.
Tal argumento não colhe junto dos responsáveis pelos parques segundo os quais "embora o sistema 'Kiss & Fly' seja aplicado em diversos aeroportos da Europa e do mundo, o facto é que ali não existem condicionamentos ao número de passagens diárias, mas apenas ao tempo de permanência dos veículos junto aos terminais.