D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga, presidiu este domingo à secular peregrinação de Nossa Senhora de Antime, a mais importante do Arciprestado de Fafe e uma das maiores da região.
Corpo do artigo
Esta manifestação de fé junta milhares de fiéis que percorrem os cerca de sete quilómetros que separam a Igreja Paroquial de Antime e a Igreja Nova de São José, em Fafe. Segundo a tradição, a imagem de Nossa Senhora de Antime, ou da Misericórdia, sai da igreja no segundo domingo de julho e vai até à sede do concelho, onde fica até ao final da tarde, tendo de regressar antes do pôr do sol, numa procissão inversa.
A novidade da peregrinação de 2023 foi a presença de D. José Cordeiro, já que normalmente os Arcebispos de Braga presidem à eucaristia mas depois não incorporam a procissão que dura mais de duas horas.
Os pontos altos da procissão são o encontro das Senhoras, na Ponte de São José, a receção nos Paços do Concelho e o final com missa campal no largo fronteiro à Igreja Nova de São José. Na manhã deste domingo milhares de pessoas voltaram a engrossar este caminho de fé que é marca da região.