A Assembleia Municipal autorizou, por maioria, a Câmara de Pombal a contrair um empréstimo de 2,9 milhões de euros, valor que se destina sobretudo à construção de novos centros escolares no concelho.
Corpo do artigo
Segundo a proposta do presidente Narciso Mota (PSD), cerca de 1,8 milhões de euros do dinheiro a pedir à banca visa custear as obras dos complexos escolares de Vieirinhos, Redinha, Fonte Nova, Albergaria dos Doze e Abiul. Para a edilidade, trata-se de assegurar 30% do valor-base das empreitadas destas obras, que totalizam seis milhões de euros, cujo financiamento foi aprovado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O empréstimo vai permitir ainda pagar os trabalhos a executar no centro escolar de Carnide, estimados em 585 mil euros, e a reparação do túnel da Ribeira Quente, no valor de 553 mil euros, danificado na sequência das inundações de 2006.
Na sessão de anteontem, a Assembleia aprovou, também por maioria, o Orçamento para 2009, de receitas e despesas no valor de 44,1 milhões de euros. Na nota introdutória que acompanha o documento, Narciso Mota sublinha que se mantém "a linha de mitigação da despesa corrente do limiar do estritamente necessário ao regular e eficiente funcionamento dos serviços municipais".
A sessão ficou marcada pela demissão do presidente da mesa, o médico Luís Garcia.