Os concertos de Aurea e de José Cid marcam a programação deste ano de Natal e de Ano Novo, na cidade de Viseu. A artista e compositora portuguesa vai atuar no Mercado 2 de maio, a 23 de dezembro. A animação da última noite do ano, no Campo de Viriato, vai estar a cargo de José Cid.
Corpo do artigo
“Uma escolha transversal e que satisfaz todos. José Cid é intemporal”, afirmou Fernando Ruas, presidente da autarquia viseense, esta quarta-feira, na conferência de imprensa de apresentação da programação de Natal e de Ano Novo.
Este ano, pela primeira vez, a iluminação natalícia, com cerca de 450 mil lâmpadas, vai estender-se à Rua Direita, onde também vai ser instalada a Aldeia do Pai Natal que, em 2023, conta com novidades. Além da Casa do Pai Natal, pela primeira vez, Viseu vai receber a oficina do Pai Natal, “onde as crianças podem brincar e desenvolver diversas atividades”.
“O objetivo é dinamizar aquela rua que é, de facto, mágica e pode ser muito bem o nosso caminho para o Natal”, afirmou Leonor Barata, vereadora da Cultura na Câmara de Viseu.
A cidade vai começar a brilhar a 8 de dezembro, com o tema "Floresta do Natal e os seres encantados”. No Rossio, vai ser instalada uma peça em formato de coração com oito metros de altura. “O coração é símbolo do amor fraternal entre os povos nesta época, mas também é a ideia de que Viseu está, de facto, no coração de Portugal”, referiu Leonor Barata.
Também o Rossio volta a receber o mercado de Natal, este ano “dedicado ao artesanato e doçaria tradicional”, e que se estende até à Rua Direita com comes e bebes. Motivos que levem pessoas àquela artéria da cidade e que permitem a sua “dinamização e ativação”, frisou a autarca.
A Rota dos Presépios, em parceria com as juntas de freguesia, vai, pela primeira vez, ser votado de forma online. O concurso das montras de Natal também faz parte da agenda, assim como o comboio turístico, que andará pelas ruas de Viseu durante as noites de sexta-feira. O presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV), Gualter Mirandez, afirmou que Viseu “tem todos os ingredientes para ser uma referência nacional” nesta quadra e acredita que o comércio de rua “tenha a possibilidade de faturar mais”.
Para os mais pequenos há ainda o concerto de Panda e os Caricas, no Pavilhão Multiusos, a 8 de dezembro. O concerto de Natal pela Orquestra Juvenil e coros de Viseu vai decorrer a 20 de dezembro no Pavilhão Multiusos e o Concerto de Ano Novo e Reis, com a Orquestra Filarmonia das Beiras e Maestro Martim Sousa Tavares terá como palco o Teatro Viriato, no dia 5 de janeiro.
Já no Dia de Reis, 6 de janeiro, é no Centro Histórico que vão ter lugar os Cantares de Janeiras.
Além destes espetáculos, os museus municipais e a biblioteca municipal também vão acolher diversas oficinas, horas do conto e peças de teatro. A animação de rua também não vai faltar, com duendes, malabaristas e artistas de circo.