Será em "espelho", à semelhança do que acontece em algumas cidades dos Estados Unidos e, para o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, a nova ponte para o TGV, paralela à de São João, é uma "solução inteligente", já que "alivia toda a parte procedimental relativa ao projeto", tendo em conta os prazos a cumprir.
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"Entre o concurso público, a sua materialização e a ida ao Tribunal de Contas, não chegaria um ano para fazer tudo. Ultrapassaríamos o prazo para fazer este investimento, que é pago pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)", nota o autarca. Nesta primeira fase, a ferrovia seguirá do Porto até Soure e só depois irá estender-se a Lisboa. A estação de alta velocidade, em Gaia, será em Santo Ovídio. No Porto, ficará em Campanhã.
A nova travessia manterá o modelo da Ponte de São João e, "apesar de encaixes distintos de um lado e do outro, os ensaios mostram que será uma verdadeira solução icónica", afirma Eduardo Vítor Rodrigues.
Para Álvaro Costa, engenheiro civil especialista em transportes, a travessia melhorará os horários ferroviários a sul do Douro, que são "muito maus", e libertará "canal para os suburbanos do Porto e para as mercadorias circularem melhor". "A linha está completamente saturada. Serve comboios regionais, locais e mercadorias. Até o Alfa já é problemático", apoia Adão da Fonseca, também engenheiro civil.
Menos emissões
A par da perspetiva da melhoria na mobilidade, Teresa Calix nota que esta solução "é uma medida importante na redução das emissões de carbono": "Nos últimos anos, percebeu-se que é preferível ter o comboio a fazer ligações rápidas a viagens curtas de avião".
O facto de se tratar de uma travessia "gémea", em termos de localização justifica-se, também, "com o traçado da linha", afirma Álvaro Costa. Adão da Fonseca alerta que Campanhã "tem muito pouco espaço" e que a estação para a alta velocidade terá de ser "em profundidade". "Pode ser uma ponte gémea, mas na construção civil nunca há gémeos", observa, considerando que "do ponto de vista estético, não é agradável ter duas pontes iguais ao lado uma da outra".
