A Autoridade de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Tâmega III - Vale do Sousa Norte emitiu um parecer para adiar batizados, comunhões e profissões de fé em algumas paróquias de Lousada.
Corpo do artigo
O documento, a que o JN teve acesso, explica que não estão em causa as celebrações, mas os convívios associados, que têm gerado alguns casos no concelho.
"Na sequência da identificação de casos de covid-19 nas escolas básicas de algumas freguesias de Lousada, bem como a ocorrência de mais casos em crianças em festas de eventos de caráter religioso, é parecer da Autoridade de Saúde do ACES Tâmega III - Vale de Sousa Norte que sejam adiadas as comunhões, batizados e profissões de fé, durante um período de pelo menos 14 dias", lê-se.
A medida afeta as paróquias das freguesias de Nevogilde, Casais, Ordem, Figueiras, Lodares, Nespereira, Boim e Cristelos.
"Este adiamento não se prende com a segurança durante as celebrações, mas sim durante a festa/convívio subsequente", justifica o ACES, sugerindo que estas cerimónias sejam remarcadas para a segunda quinzena de junho.
O mais recente relatório da Direção-Geral da Saúde dava conta que Lousada tem uma incidência de 66 casos por 100 mil habitantes. No Vale do Sousa, que abrange os concelhos de Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel, só Felgueiras tem uma incidência mais baixa (28 casos por 100 mil habitantes).