Investimento municipal pretende "dignificar" construções e criar nova habitação no Sítio dos Galos. Moradores esperam que não seja só "mais uma promessa".
Corpo do artigo
A Câmara de Braga vai avançar com uma intervenção no Sítio dos Galos, um pitoresco lugar junto ao rio Este, onde será feita a reabilitação do edificado existente para criar habitações unifamiliares. Ao todo, segundo a autarquia, serão disponibilizadas 19 frações até 2026, prevendo-se também a regeneração urbana da zona, situada perto da Avenida da Liberdade e com um passado ligado ao fabrico do papel e ao termalismo. Os moradores esperam que as obras sejam mesmo uma realidade e não apenas “mais uma promessa” por cumprir.
O vereador do Urbanismo, João Rodrigues, explicou ao JN que, no caso da habitação, o investimento é de 2,2 milhões de euros e inclui duas ações, no âmbito do programa nacional 1º. Direito, que tem financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRD). “Uma solução prevê a reabilitação de edifícios degradados em representação dos proprietários - num total de 15 frações habitacionais - e a outra passa pela aquisição e reabilitação de quatro habitações degradadas”, precisou.