Até ao momento, mais de 700 profissionais de lares de Barcelos já foram testados à Covid-19, de um total de quase 750. Os testes devem terminar na quarta-feira.
Corpo do artigo
Os testes foram iniciados na última quinta-feira e terminarão amanhã, devendo os resultados dos exames entretanto realizados ser conhecidos em 72 horas, disse, esta terça-feira, o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, em videoconferência.
Após a divulgação dos resultados, serão também feitos testes a idosos que se encontrem em lares com colaboradores infetados. "Os dados de que dispomos vão demonstrando que são os funcionários, que entram e saem dos lares, quem transporta o vírus", já tinha dito o autarca.
Até ao momento, o único lar do concelho com casos confirmados de Covid-19 é o Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa (CASP).
Em paralelo, arrancou, na última sexta-feira, o "Covid-drive", no quartel dos Bombeiros de Barcelinhos, estando para já prevista a realização de 200 testes. Ainda sobre a Covid-19, a Câmara já pediu orçamentos para a aquisição de 60 mil, 80 mil ou 100 mil máscaras de uso social e reutilizáveis, a serem depois distribuídas. O modelo dessa distribuição ainda não está definido, mas utentes de lares que não saiam das instituições não deverão ser abrangidos, disse Costa Gomes.