Reabre já na próxima quinta-feira a feira semanal em Barcelos, mas só para bens alimentares, incluindo animais vivos.
Corpo do artigo
O espaço está fechado desde 19 de março. São cerca de 250 comerciantes, que ficarão distribuídos ao longo de 14 mil metros quadrados, o que corresponde a cerca de 70% do espaço até então destinado à feira.
Os serviços municipais estão já a contactar produtores de legumes, frutas e comerciantes de pastelaria e até ao momento todos manifestaram intenção em regressar, explicou há o presidente da Câmara, Miguel Costa Gomes, em videoconferência.
Haverá duas entradas e duas saídas, sendo que serão distribuídos funcionários municipais a controlar quem entra e quem sai. "Vai haver limite de entradas. Estamos a estudar a lei para saber ao certo o número de pessoas que poderão estar no espaço. Depois, elementos da PSP e funcionários da Câmara vão alertando para eventuais situações incorretas. Em princípio, teremos contadores nas entradas e nas saídas. É, por isso, expectável que vão surgindo filas", destacou, ainda, Miguel Costa Gomes.
Nas entradas, haverá álcool-gel, máscaras cirúrgicas e folhetos informativos a serem distribuídos a todas as pessoas que queiram circular no espaço. A feira funcionará das 6 horas às 19 horas. "Apelo que a todas as pessoas mantenham as regras de distanciamento social, porque não podemos esquecer que ainda vivemos num estado de pandemia", finalizou o autarca.
Entretanto, já esta quarta-feira irá reabrir o cemitério municipal, no entanto não poderão estar mais de 20 pessoas no seu interior.
Já na próxima semana, a Câmara vai distribuir máscaras sociais à população.