Barcelos vai investir dois milhões na reabilitação da Igreja Matriz e do Paço dos Condes
O Município de Barcelos viu aprovada, no âmbito do programa NORTE 2030, a candidatura "Barcelos Medieval nos Caminhos de Santiago", que garante mais de 1,5 milhão de euros de cofinanciamento para um investimento total superior a dois milhões de euros.
Corpo do artigo
O objetivo é reabilitar e valorizar dois Monumentos Nacionais emblemáticos: a Igreja Matriz de Barcelos e o Paço dos Condes de Barcelos/Duques de Bragança.
Localizados no coração do centro histórico, ambos são referências dos Caminhos de Santiago e, no caso da Igreja, integram também a rota das "Talhas, Azulejos e Frescos a Norte". O projeto inclui ainda a valorização da envolvente ao Paço, com a criação de um espaço de acolhimento turístico, reforçando a sua integração paisagística e as acessibilidades no contexto da rota jacobeia.
Entre as intervenções previstas na Igreja Matriz destacam-se a correção de infiltrações na cobertura e fachada, a conservação e restauro de elementos em talha barroca, painéis de azulejos, órgão histórico e outros componentes artísticos, bem como obras estruturais e revisão geral do telhado.
No Paço dos Condes, as obras incluem a consolidação estrutural e tratamento de alvenarias, a intervenção no muro de suporte do século XIX, a requalificação do pátio, a reorganização do espólio arqueológico, melhorias de acessibilidade e a instalação de guardas de segurança e sinalética interpretativa.
O projeto contempla ainda uma plataforma digital interativa com recurso a realidade aumentada, permitindo experiências imersivas e acessíveis, inclusive em formato virtual.
A Igreja Matriz remonta ao século XIII, tendo ganho relevância em 1464 com a constituição da Colegiada de Santa Maria Maior. A última grande intervenção aconteceu em 1927. Já o Paço dos Condes, mandado construir no século XV por D. Afonso, filho bastardo de D. João I, é um dos exemplares mais notórios da influência arquitetónica do norte da Europa e um dos monumentos nacionais mais visitados do país, pela sua localização no Caminho Central de Santiago.
Em 2024, cerca de 28 700 peregrinos passaram por Barcelos a caminho de Santiago de Compostela, reforçando a importância destes monumentos para o turismo cultural.
O prazo previsto para a execução das obras é de 12 meses, com conclusão agendada para 31 de maio de 2027. A operação insere-se na estratégia da Região Norte para promover as Rotas Culturais, reforçando a atratividade patrimonial, a dinamização económica local e a identidade regional.