<p>A embarcação de recreio que estava desaparecida desde sábado nos Açores foi encontrada à deriva, sem tripulantes a bordo. </p>
Corpo do artigo
“A embarcação foi encontrada à deriva, a cerca de 15 milhas a sudeste da ponta da ilha do Pico", afirmou o comandante da Capitania da horta, salientando que se trata de uma zona abrangida pelas buscas que decorreram durante toda a semana.
Segundo Fernando Horta, "a embarcação estava vazia".
"Isto está de acordo com aquilo que pensamos que terá acontecido, ou seja, que os dois tripulantes, talvez por um golpe de mar, tenham sido projectados da embarcação", salientou.
A embarcação foi encontrada cerca das 17:00 de sexta-feira por um barco de pesca, mas as autoridades só foram informadas algumas horas mais tarde, quando foi possível o contacto.
"A embarcação estava quase toda submersa, só tinha uma parte pequena à superfície. Fizemos todos os possíveis para a trazer para terra, mas não conseguimos e acabou por se afundar", revelou Fernando Horta, admitindo que se encontre a cerca de 300 metros de profundidade.
O 'Neptuno', uma embarcação de recreio com cinco metros de comprimento, desapareceu a 9 de Maio durante uma viagem de 12 milhas, entre S. Roque do Pico e Velas, na ilha de S. Jorge.
O barco, com duas pessoas a bordo, está registado na ilha de S. Jorge e deveria ter chegado ao destino ao princípio da tarde desse dia, o que não aconteceu.
As buscas foram iniciadas depois de as autoridades terem sido alertadas por familiares dos ocupantes da embarcação e prolongaram-se durante toda a semana.