Passaram 13 anos. Mas nos Bombeiros de Lourosa ninguém esquece os camaradas que morreram em consequência de um incêndio ocorrido a 10 de agosto de 2010, em Gondomar. Josefa Santos, 21 anos, e Diamantino Sá, 53 anos, são homenageados, na tarde desta quinta-feira, no local do fatídico acontecimento.
Corpo do artigo
O Lugar de Monte Meda, na Lomba, concelho de Gondomar, é o ponto de encontro de bombeiros, amigos e população local. À semelhança do que acontece todos os anos, vão reunir-se numa reflexão que pretende ser uma homenagem aos dois bombeiros que falecerem em consequência do incêndio que ali deflagrou.
Cristiana Josefa Santos faleceu no local do incêndio. Diamantino Sá, conhecido entre os bombeiros como o “Teixeira”, esteve internado vários meses com queimaduras graves, acabando por falecer a 23 de fevereiro de 2011.
Outros quatro bombeiros ficaram feridos, mas sem gravidade. Contudo, o JN sabe que o trauma causado pela perda dos dois elementos da corporação de Lourosa, em Santa Maria da Feira, ainda causa consternação e sofrimento, particularmente junto dos bombeiros que estiveram lado a lado com as vítimas.
De acordo com a informação disponibilizada no dia do incêndio, depois de conseguirem salvar uma casa do fogo, os bombeiros de Lourosa foram surpreendidos pelas chamas. Tinham passado uma encosta vizinha e, sem perder tempo, atacaram essa nova frente. Mas uma mudança repentina de vento virou o fogo, cercando o grupo de bombeiros.