O município de Braga vai reiterar junto da Infraestruturas de Portugal (IP) a importância da comunicação prévia de todas as suas intervenções nas estradas do concelho, na certeza de que a cooperação entre entidades trará vantagens a ambos e, sobretudo, à população.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Câmara diz que a IP realizou esta quinta-feira uma intervenção de manutenção e corte de árvores na Avenida António Macedo. A ação, que não carece de autorização ou parecer municipal, vem na sequência de outras que a IP já tem efetuado neste e noutros locais da cidade sob sua responsabilidade e gestão.
"O Município não foi informado. Não sendo uma obrigatoriedade legal, a existência de uma informação prévia sobre a realização deste tipo de intervenções revela-se de extrema importância, no sentido de o Município tomar medidas para minorar o seu impacto nos cidadãos, nomeadamente, articulando outras intervenções da sua responsabilidade e ajudando na divulgação das diversas ocorrências", dizem os serviços municipais.
Esta coordenação, acrescentam, "é essencial e foi já requerida por diversas vezes pelo Município, sem que esses pedidos tenham tido, até ao momento, os efeitos práticos desejados. Como se verificou hoje mais uma vez, a falta de conhecimento prévio impossibilitou a mitigação dos impactos negativos, causando diversos transtornos no trânsito automóvel e no quotidiano dos bracarenses".