Um rapaz de 19 anos terá sido arrastado pela corrente numa ribeira nos Fenais da Ajuda, ilha de S. Miguel, depois de o tractor agrícola que conduzia se ter voltado.
Corpo do artigo
As buscas foram interrompidas às 18:00h (19:00h em Lisboa). "São retomadas às 07:00h de domingo, depois de hoje terem sido infrutíferos os esforços levados a cabo por mergulhadores da Marinha e dos Bombeiros e por uma equipa cinotécnica da Polícia", afirmou o presidente o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, António Cunha.
A operação foi apoiada no mar por uma corveta da Armada.
O jovem tentou atravessar a ribeira, mas, devido ao aumento do caudal provocado pelas fortes chuvas, viu-se impedido de concretizar a manobra, explicou o comandante dos bombeiros.
Os ventos fortes e as chuvas intensas que fustigam a ilha de S. Miguel durante a madrugada e manhã provocaram também derrocadas e o derrube de árvores, ocasionando a obstrução temporária de algumas estradas.
Segundo António Cunha, também se registou o transbordo de ribeiras em várias localidades da ilha, além de inundações em moradias, nomeadamente em Vila Franca do Campo.
Os ventos fortes registados na ilha de S. Miguel condicionaram ainda a operacionalidade do aeroporto de Ponta Delgada mas não impediram a realização dos voos programados pela transportadora aérea açoriana Sata.
Uma fonte da companhia informou que devido à divergência para Santa Maria de um voo proveniente de Toronto, Canadá, a Sata se viu forçada a uma alteração de equipamentos, pelo que 47 passageiros com destino ao Porto só cheguem no domingo.
No que se refere ao voo proveniente do Funchal que falhou a aterragem em Ponta Delgada, tendo de regressar à Madeira, será reposto ao fim do dia.
Segundo indicou, algumas ligações entre as ilhas realizaram-se com atrasos, nomeadamente as com origem em S. Miguel.