<p>A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai opor-se à proposta dos traçados da linha de Alta Velocidade que atravessam o concelho por serem "muito maus do ponto de vista ambiental e social ", referiu o presidente da autarquia.</p>
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"O município conjuntamente com as Juntas de Freguesia irá opor-se do ponto de vista técnico a estas propostas", disse, ontem, o presidente da autarquia limiana, Vítor Mendes, durante uma sessão de esclarecimento sobre o traçado Porto-Valença da rede de Alta Velocidade. "Estes dois traçados são muito maus do ponto de vista ambiental e social e contraria a estratégia de desenvolvimento de Ponte de Lima e da região", pelo que a autarquia irá apresentar o seu "parecer final". O edil acrescentou que vai recorrer a "alguém qualificado que nos possa ajudar e à RAVE para escolher um melhor traçado".
"Mesmo sendo solidário com este investimento estruturante para o pais, não podemos ser fortemente penalizados" e, por isso, "queremos ser um parceiro da solução, sendo importante que haja da parte da RAVE a disponibilidade para encontrar a melhor alternativa", salientou o edil.
Vítor Mendes mostrou-se ainda preocupado com as medidas preventivas aplicadas a um corredor de 400 metros de extensão ao longo dos traçados propostos. "Estão em causa 22 freguesias e há muita gente que não investe em Ponte de Lima, porque não o pode fazer sem o respectivo parecer da REFER, o mesmo acontecendo para a habitação particular. Essa é uma questão altamente penalizadora", disse.
Para Vítor Mendes a única boa notícia da proposta apresentada, embora não seja um dado adquirido, é o facto da "paragem técnica prevista nos traçados poder vir a ser uma oportunidade de evolução para uma eventual estação".
A proposta apresentada prevê dois traçados alternativos, um com 68,5 quilómetros, sendo destes 13% em viadutos e 24% em túneis e uma outra com 71,4 quilómetros, sendo 20% do percurso em viadutos e 18% em túneis. A 1ª fase de construção incluirá 55 km, de Braga a Valença, que custarão 845 milhões de euros, sendo que o custo total será de 1,4 mil milhões de euros, após a construção do lanço Porto-Braga que incluirá paragens na Estação de Campanhã e no Aeroporto Sá Carneiro, sendo que a duração total da viagem entre o Porto e Vigo passará a ser de uma hora.