A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai avançar com a construção de uma escola básica nas antigas instalações da EB2/3 Fernando Pessoa. A empreitada vai custar 13 milhões de euros e prevê também a requalificação do atual gimnodesportivo e a construção de uma rotunda.
Corpo do artigo
Depois de vários anos de reivindicações para que fosse encontrada uma solução para as antigas e devolutas instalações da EB2/3 Fernando Pessoa, a Câmara Municipal anunciou, na tarde desta quarta-feira, que ali vai nascer a Escola Básica Feira Centro.
A informação foi avançada pelo presidente da Câmara, Amadeu Albergaria, no primeiro dia do Roteiro de Proximidade dedicado à Educação. Durante a reunião com o corpo diretivo do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, o autarca informou que a autarquia vai lançar, “até ao final deste ano, o concurso público para a construção da nova EB Feira Centro, num investimento que ronda os 13 milhões de euros”.
O JN apurou que a nova EB Feira Centro vai dispor de 16 salas de 1.º ciclo do Ensino Básico e quatro salas do Ensino Pré-Escolar e demais valências, designadamente refeitório, sala polivalente/auditório, biblioteca, sala do futuro, entre outras.
Outra das intervenções passará pela reabilitação do atual pavilhão gimnodesportivo, que, garante a autarquia, “ficará preparado para ser utilizado por toda a população”. Esta empreitada prevê, ainda, a construção de uma rotunda no entroncamento entre a Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro e a Rua Ferreira Castro para uma maior fluidez de trânsito naquela zona da cidade.
O presidente da Câmara Municipal afirma que, neste momento, “está a decorrer a fase de revisão do projeto, mas estamos a encetar todos os esforços para que o concurso público para execução desta obra seja lançado até ao final do ano”. “Garantimos um ainda melhor serviço educativo, contribuímos para uma maior motivação da comunidade escolar e dotamos o território com mais equipamentos desportivos que serão partilhados com a comunidade, naturalmente, fora do horário letivo. A nova escola será uma referência a nível nacional e marcará também o centro da cidade de Santa Maria da Feira”, garantiu Amadeu Albergaria.
Roteiros de Proximidade
Depois de um primeiro roteiro dedicado às freguesias, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira arrancou, esta quarta-feira, com o Roteiro de Proximidade dedicado à Educação. Até ao final de outubro, o autarca da Feira vai visitar os nove agrupamentos de escolas do concelho.
“Hoje iniciamos o roteiro dedicado à Educação que nos permite não só acompanhar de perto todo o trabalho que diariamente é feito nas nossas escolas, mas que, acima de tudo, nos permite encontrar, em conjunto, as melhores soluções para resolver problemas que ainda subsistem”, explicou.
Os Roteiros de Proximidade vão continuar centrados noutras áreas, como a ação social, a saúde, a economia.