A Câmara da Horta, na ilha açoriana do Faial, homenageou hoje, sexta-feira, Manuel de Arriaga, o primeiro Presidente da República Portuguesa, com uma cerimónia junto à sua estátua, no dia em que se assinalam 93 anos sobre a sua morte.
Corpo do artigo
A cerimónia incluiu a deposição de uma coroa de flores junto à estátua de Manuel de Arriaga, no centro da cidade, e a execução por uma filarmónica local dos hinos regional e nacional.
Na ocasião, o presidente do município, João Fernando Castro, destacou a vida e obra daquele que é considerado como uma das mais ilustres figuras do Faial.
"Manuel de Arriaga foi uma das personalidades mais activas, destacadas e consensuais no republicanismo português", afirmou o autarca, acrescentando que ficou também conhecido pela "intransigente defesa dos princípios democráticos".
Figura intelectual, Manuel de Arriaga assumiu vários cargos de relevo ao longo da sua carreira profissional e política, entre os quais o de reitor da Universidade de Coimbra e de Procurador Geral da República.
O primeiro Presidente da República Portuguesa nasceu no Faial em 1840 e foi sepultado, faz hoje 93 anos, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, tendo os seus restos mortais sido transladados em 2004 para o Panteão Nacional.