O Município de Bragança assinalou, esta sexta-feira, o Dia Europeu sem Carros com o lançamento do Sistema Gratuito de Bicicletas Partilhadas (XISPA), que contou com um investimento de 100 mil euros financiado na totalidade pela autarquia.
Corpo do artigo
"É um sistema com 20 bicicletas disponíveis, com utilização gratuita para toda a gente durante duas horas. Podem ser utilizadas descarregando uma aplicação”, explicou o presidente da Câmara, Hernâni Dias, que quer promover a mobilidade sem impacto no ambiente.
“É uma estratégia do município a nível da mobilidade sustentável para todas as pessoas através das bicicletas, mas também do transporte público, uma vez que o município tem vindo a apostar na aquisição de viaturas elétricas para o transporte público e para o serviço”, referiu o autarca.
O projeto consiste na recuperação de uma iniciativa que funcionou entre 2015 e 2020 que, “devido à utilização intensa", acabou por provocar "degradação das bicicletas”. A reparação tornou-se impossível face à falência da empresa produtora.
O XISPA vai dispor de três pontos para recolha e depósito dos veículos, nomeadamente na estação rodoviária, na Praça da Sé e junto ao Instituto Politécnico de Bragança (IPB). “Para promover a mobilidade sustentável dos alunos do IPB e de todos os cidadãos que o desejem”, acrescentou o autarca.