Para responder às necessidades de habitação do concelho, a Câmara de Gondomar lançou uma oferta pública para compra de 292 casas. O valor do investimento ronda os 43 milhões de euros.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Câmara de Gondomar explica que a oferta pública lançada no início do mês de julho insere-se na Estratégia Local de Habitação (ELH) do Município, tendo como objetivo responder às "famílias em situação de carência habitacional". Nesta primeira fase, com um investimento que ronda os 43 milhões de euros, serão adquiridos 292 imóveis.
O objetivo é comprar habitações em diferentes condições, sendo que algumas delas poderão precisar de obras de beneficiação. De acordo com o Município, a maioria (192) deverá estar já em fase de construção ou prestes a construir.
Por outro lado, a Câmara de Gondomar procura 40 casas já construídas, novas ou prontas a habitar na União de Freguesias de em Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, na União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, na Freguesia de Rio Tinto e na Freguesia de Baguim do Monte e 10 na União das Freguesias de Foz do Sousa e Covelo, na União das Freguesias de Melres e Medas e na Freguesia da Lomba.
Das 292 casas que o Município pretende adquirir, também há a intenção de comprar 50 frações a precisar de obras de beneficiação. Dessas, 30 terão de estar localizadas na União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, na União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, na Freguesia de Rio Tinto e na Freguesia de Baguim do Monte e 20 na União das Freguesias de Foz do Sousa e Covelo, na União das Freguesias de Melres e Medas e na Freguesia da Lomba.
Por fim, serão adquiridos 167 imóveis, em construção ou a construir, na União das Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim, na União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, na Freguesia de Rio Tinto e na Freguesia de Baguim do Monte e 25 na União das Freguesias de Foz do Sousa e Covelo, na União das Freguesias de Melres e Medas e na Freguesia da Lomba.
A ELH de Gondomar pretende dar uma resposta global a 1488 famílias, representando um investimento total de 182 milhões de euros.