A Câmara Municipal do Barreiro está a accionar um seguro de responsabilidade civil para apoiar as vítimas do acidente de ontem, terça-feira, com um autocarro, que causou um morto.
Corpo do artigo
De acordo com uma fonte da autarquia citada pela Agência Lusa, "a apólice de responsabilidade civil cobre as despesas inerentes à família da vítima mortal e restantes feridos e cobre todos os sinistrados, inclusive o acidente de trabalho do motorista do autocarro". "O seguro está a ser accionado neste momento", acrescentou.
A Câmara Municipal do Barreiro revelou que vai abrir um inquérito para avaliar as causas do despiste de um autocarro dos Transportes Colectivos do Barreiro que provocou um morto e oito feridos.
"Vai ser aberto um inquérito para avaliar as condições em que este acidente ocorreu e os factos que lhe deram azo serão analisados pelas entidades competentes", disse à Lusa fonte oficial da Câmara Municipal do Barreiro, que acrescentou que o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres será uma dessas entidades.
A mesma fonte referiu que nesta altura ainda é prematuro falar sobre as causas do acidente, que causou a morte a um homem de 48 anos, e que depois dessas entidades analisarem o autocarro e a situação, a autarquia divulgará os resultados.
Em relação à manutenção do veículo em causa, foi afirmado que o mesmo tinha sido alvo de uma inspecção há cerca de três meses.
"O autocarro tinha sido inspeccionado há cerca de três meses. Todos os autocarros dos Transportes Colectivos do Barreiro são inspeccionados por uma entidade externa de seis em seis meses. A manutenção da frota é ainda assegurada em turnos sucessivos nas 24 horas", referiu na mesma fonte.
A autarquia lamentou a morte de uma pessoa no acidente, endereçando os seus pêsames à família e garantindo que "todos os esforços serão envidados para que o seu sofrimento seja, na medida do possível, mitigado".
O acidente, cujo alerta foi recebido pelas autoridades às 18.20 horas, ocorreu quando o autocarro, que se preparava para largar e recolher passageiros, se despistou junto a uma paragem em frente à estação do terminal do Barreiro e embateu noutro autocarro da mesma empresa municipal de transportes públicos.