A Polícia Municipal do Porto está a proceder, na tarde desta sexta-feira, a uma operação de limpeza de grandes dimensões no acampamento na zona da Pasteleira, ligado ao consumo e tráfico de droga.
Corpo do artigo
Trata-se, segundo o Município, de um "foco de grande insegurança". Nesta quinta-feira, a PSP realizou ali uma operação de visibilidade naquela zona, com o objetivo de "transmitir segurança" aos moradores e a quem ali passa diariamente. Pelo menos duas pessoas foram detidas.
Durante o ano passado, a PSP fez 1850 ações nas zonas dos bairros da Pasteleira Nova e de Pinheiro Torres, que resultaram na identificação de 1214 pessoas e na detenção de 467, das quais 338 em situações ligadas à droga.
No âmbito dessas intervenções policiais, a PSP apreendeu 47 quilos de droga (heroína, cocaína, haxixe e canábis), 264 mil euros em dinheiro e 42 automóveis.
As detenções resultaram em prisão preventiva para 16 pessoas e domiciliária para três. Outras 25 pessoas ficaram sujeitas a apresentações periódicas na esquadra da área de residência.
Segundo o Ministério da Administração Interna, há 21 processos por tráfico de droga concluídos e 12 em investigação.