Evento solidário realiza-se no próximo dia 28, em Vairão, Vila do Conde, e conta com a participação da ex-atleta olímpica Aurora Cunha. Filipe Ferreira, conhecido como Pipinho, é de Avintes, Gaia, e nasceu com uma síndrome rara que não o deixa ver, andar ou falar, obrigando-o a fazer terapias intensivas e dispendiosas.
Corpo do artigo
A ajuda de que Pipinho necessita é diária e avultada: as terapias intensivas que o rapaz de 18 anos, de Gaia, faz todos os dias saldam-se num custo mensal de cerca de dois mil euros, e é por isso que a Associação Desportiva de Árvore Forças Segurança Unidas (ADAFSU) vai organizar, no próximo dia 28, em Vila do Conde, uma caminhada solidária que contará com a participação da ex-atleta olímpica Aurora Cunha, que será a madrinha do evento.
A ideia é “fazer a maior caminhada de sempre, para conseguir uma grande ajuda para o Pipinho”, diz Bruno Brini, que lidera a ADAFSU e está a fazer “uma corrida contra o tempo, a apelar às pessoas para participarem no evento, que é uma forma de conviverem a ajudarem a família” de Filipe Ferreira, jovem de Avintes conhecido como Pipinho que nasceu com uma síndrome rara e não vê, não fala e não anda.
Cinco quilómetros
Com partida marcada para as 9 horas, a caminhada tem início no albergue de peregrinos de Vairão, com o percurso a fazer-se por esta freguesia de Vila do Conde, ao longo de uma extensão de cerca de cinco quilómetros, com passagem por “vários pontos de interesse”.
Os interessados em participar na caminhada solidária “Unidos pelo Pipinho” podem inscrever-se através da ADAFSU, do Albergue de Peregrinos do Mosteiro de Vairão e da Associação Cívica São Salvador, que organizam o evento. Também é possível fazer a inscrição pela página de Facebook “Todos juntos pelo Filipe Ferreira”. Quem quiser ajudar a família, que vive do ordenado mínimo auferido pelo pai do jovem, pode fazer donativos através do NIB 003501240001656900080 ou do Mbyay 916373288 / 911960801.