Um casal de septuagenários ficou gravemente ferido na sequência de um despiste do carro em que seguiam, que caiu por uma ravina de cerca de 30 metros no concelho de Mondim de Basto.
Corpo do artigo
Os idosos foram retirados do fundo da ravina pelas equipas de resgate dos bombeiros da Cruz Branca e Cruz Verde de Vila Real, numa operação que demorou cerca de duas horas e meia.
O casal integrava o "Passeio das Vindimas" da associação Bicavalaria do Minho - Clube Dois Cavalos (2 CV), quando, ao descer das Fisgas de Ermelo para aquela localidade, o carro em que seguiam saiu da estrada estreita e caiu por uma ravina e falésia de cerca de 30 metros.
O alerta foi dado às 13:30 e para o local seguiram 15 bombeiros das corporações de Vila Real, Mondim de Basto e Celorico de Basto, a VMER e um helicóptero do INEM.
Segundo o sub chefe da Cruz Branca, José Augusto, depois de resgatados, os dois idosos foram estabilizados no local e transportados para a unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, um de ambulância e outro de helicóptero.
O responsável referiu que as duas vítimas apresentavam "ferimentos graves" mas que se encontram "livres de perigo".
O presidente da Bicavalaria do Minho, Fernando Cardoso, que também seguia no passeio, lamentou o acidente, para o qual diz não ter ainda explicações.
"Disseram-nos que pode ter sido uma motorizada que passou muito próxima deles, mas também pode ter sido uma distracção do senhor ou um sobreaquecimento do veículo que poderá ter originado a falta de travões. São carros muito antigos", frisou.
Fernando Cardoso disse que o casal era associado há pouco tempo da Bicavalaria do Minho e que protagonizou o primeiro acidente da associação.
A Bicavalaria do Minho - Clube 2 CV e derivados, é uma associação recreativa, desportiva e cultural, sem fins lucrativos, que existe em Braga desde 29 de Junho de 2005.