A Concelhia do CDS-PP Porto aprovou à candidatura à Câmara do Porto do social-democrata Pedro Duarte. Os centristas, que foram os primeiros a associar-se ao movimento de Rui Moreira em 2013, vão avançar agora juntos com o PSD.
Corpo do artigo
A decisão foi aprovada em reunião da Concelhia na segunda-feira. O CDS-PP, que estão representados na Câmara do Porto pela vereadora Catarina Araújo, que também é vice-presidente do partido, não vai associar-se nas autárquicas deste ano aos independentes, saídos da associação "Porto, o Nosso Movimento".
A Concelhia do CDS-PP, presidida por César Navio, aprovou antes o apoio à candidatura do social-democrata Pedro Duarte, sendo seguro que os centristas farão parte das listas, numa espécie de AD alargada a nível local, que poderá também vir a contar com a Iniciativa Liberal. Um dos nomes mais falados para entrar nessa lista é precisamente o da vereadora Catarina Araújo.
Também esta segunda-feira, a Secção do PSD/Porto, liderada por Alberto Machado, aprovou, por unanimidade, a aposta no ministro dos Assuntos Parlamentares para liderar a lista da plataforma de centro-direita à Câmara do Porto.
Na corrida à Câmara do Porto, o primeiro a avançar foi o socialista Manuel Pizarro. Também já anunciaram as candidaturas a CDU, que aposta em Diana Ferreira, além dos independentes Nuno Cardoso e Vitorino Silva (conhecido por Tino de Rans) e de Aníbal Pinto, pelo Nova Direita.
O atual vice-presidente da Autarquia, Filipe Araújo, já admitiu estar a ponderar uma candidatura através do movimento a que preside e que esteve na géneses do grupo de cidadãos encabeçado pelo autarca Rui Moreira. Pode surgir ainda outra candidatura independente, a do médico António Araújo.