Centenas de jovens reúnem-se no Europarque em Campeonato das profissões
Um total de 430 jovens reúnem-se, desde ontem, no Europarque, em Santa Maria da Feira, para participar em mais uma edição do Campeonato Nacional das Profissões, SkillsPortugal – Norte 2024. A iniciativa desafia os jovens a mostrarem as suas competências e mestria nas mais diversificadas áreas.
Corpo do artigo
A iniciativa do Instituto do Emprego e Formação Profissional decorre até 16 de novembro e conta com oito equipas de todas as regiões de Portugal, mais uma equipa do Luxemburgo.
Os jovens “não vão apenas mostrar as suas competências técnicas, mas também a sua flexibilidade e resiliência. Cada profissão, desde a mecânica automóvel até à pastelaria, exige que os concorrentes se adaptem a diferentes desafios e situações imprevistas”, refere a organização.
Na sessão de abertura que, decorreu na terça-feira, o presidente da Câmara Municipal, Amadeu Albergaria, felicitou o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P pela promoção desta iniciativa e saudou cada uma das equipas participantes, destacando as potencialidades de cada região representada.
“Permitam-me deixar uma palavra muito especial de incentivo aos 18 jovens do concelho de Santa Maria da Feira que vão, aqui, competir com mais de 400 jovens de todo o país”, afirmou.
O Delegado Regional Norte do IEFP, César Ferreira, definiu o evento como “plataforma de conhecimento e local de aprendizagem”.
Lembrou que desta edição sairão os jovens portugueses que vão participar nos campeonatos Europeu (Dinamarca, 2025) e Mundial (China, 2026).
Deixou, ainda, uma mensagem aos jovens participantes: “Não somos os melhores do Mundo só no futebol, mas em tudo em que nos empenhamos”
“Vocês não são apenas parte de uma competição. Fazem parte de um movimento que está a mudar o mundo”, afirmou, por seu lado, o presidente do WorldSkills International, o belga Francis Hourant, presente na sessão de abertura.
A fechar a sessão, o presidente do IEFP, Domingos Lopes ressalvou que este encontro “não é apenas uma competição, mas uma oportunidade para partilhar conhecimentos, aprender uns com os outros e inspirar a próxima geração de profissionais”
“Uma celebração do talento, da dedicação e do futuro das profissões em Portugal”.
Portugal é o único país dos 89 membros da WorldSkills International que nunca falhou uma competição, desde 1950. É um dos países fundadores, a par de Espanha.
A primeira competição aconteceu em 1950 entre Portugal e Espanha.