Mais de 700 pessoas concentraram-se no Campo 24 de Agosto para protestarem contra o racismo e fascismo. "25 de Abril sempre, fascismo nunca mais" e "abaixo o fascismo que vai cair" foram algumas das palavras de ordem que se ouviram no percurso, que terminou na Batalha.
Corpo do artigo
A manifestação antifascista convocada por 28 coletivos sociais partiu do Campo 24 de Agosto às 15 horas e termina na Praça da Batalha, no Porto. A concentração inclui movimentos antifascistas e antirracistas, feministas, da comunidade LGBTQIA+, de defesa da Habitação e de apoio à causa palestiniana.
"No ano em que o 25 de Abril comemora 50 anos, num país que sempre teve filhos e netos emigrantes, é preocupante o crescimento de grupos racistas e xenófobos, que estigmatizam quem procura melhores condições de vida. A liberdade de expressão não pode ser capturada pelo ódio, pela mentira e pelo afastamento do outro, mas deve ser utilizada para fortalecer todos os pilares de uma comunidade composta por diversas culturas", defendeu a missiva numa carta aberta, divulgada na quinta-feira.
Ao mesmo tempo decorria uma concentração do Chega na Praça Marquês de Pombal, também no Porto, com bombos, bandeiras de Portugal e cartazes contra o que qualificam de imigração descontrolada e insegurança nas ruas.