Centro de Atividades para portadores de deficiência em Famalicão
Equipamento da Ave Cooperativa de Intervenção, em Famalicão, deverá estar concluído em 2025
Corpo do artigo
A ACIP – Ave Cooperativa de Intervenção Psico-Social vai construir um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) para jovens e adultos com deficiência ou incapacidade em Antas, Famalicão. O auto de consignação para a obra foi assinado esta tarde.
O edifício onde vai funcionar o novo equipamento, denominado Casa do Pinheiral, vai ser construído de raiz num terreno cedido pela Câmara de Famalicão à cooperativa. A empreitada vai prolongar-se durante 18 meses. “Esperamos que o espaço já esteja a funcionar em 2025”, adiantou ao JN Mónica Carvalho, diretora geral da instituição que trabalha a área da deficiência há décadas. “Depois da obra temos de equipar e pôr tudo a funcionar por isso não me quero comprometer com datas”, avançou.
Segundo a responsável, este CACI vem dar resposta às necessidades daquela zona do concelho, ficando implantado num local “privilegiado” por estar muito próximo da cidade. O novo centro vai assim “reforçar” a resposta “às necessidades mais prementes da população com deficiência”.
Implantar uma infraestrutura deste género era uma ambição da ACIP que viu agora “oportunidade” de avançar com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que financia a empreitada em 50%. A obra está orçada em 1,8 milhões de euros.
“Não se trata de uma resposta social apenas para proporcionar bem estar mas é uma resposta que promove inclusão, autonomia e um projeto de vida”, afirma Mónica Carvalho. A diretora geral frisa que estes utentes são adultos que têm de ser tratados como tal dentro das suas limitações. “Cabe-nos a nós, técnicos ter capacidade de os orientar”, diz.
A inclusão é uma das “marcas” da instituição que possui várias valências como centros de atividades, centro de formação e emprego e lar residencial não só no concelho de Famalicão mas também em Lousada.