<p>O incêndio florestal que está a lavrar na Encosta do Gião, em Arcos de Valdevez, não afectou área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, informou a Protecção Civil de Viana do Castelo.</p>
Corpo do artigo
O segundo comandante distrital, Robalo Simões, garantiu à Lusa que, ao contrário do que consta no site da Autoridade Nacional de Protecção Civil, aquele incêndio "está fora" do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
O incêndio deflagrou pelas 13:27 e ainda não está circunscrito, consumindo apenas mato, numa área ainda não quantificada. Também não há qualquer habitação em perigo.
O fogo está a ser combatido por nove bombeiros e duas viaturas, além de se encontrarem ainda no local uma equipa de Sapadores Florestais e outra do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR.
"Tinha duas frentes activas, mas neste momento já só tem uma", disse ainda Robalo Simões, acrescentando que o principal problema tem a ver com a dificuldade de acesso de viaturas à zona das chamas.
Circunscrito um dos fogos no Parque Nacional da Peneda-Gerês
Quatro incêndios em mato e em floresta estavam activos ao fim da tarde desta terça-feira, estando já circunscrito o fogo que deflagrou no Parque Natural da Peneda Gerês, em Montalegre, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil.
O concelho de Montalegre foi hoje o mais afectado pelos incêndios. Apesar de já estar extinto o de Veredo e circunscrito o de Abelheira, está ainda activo um fogo em mato na localidade de Sacoselo, que mobiliza 35 bombeiros, oito veículos, uma equipa de Sapadores Florestais e um helicóptero.
De acordo com a ANPC, os incêndios que às 18:30 estavam por circunscreverem lavravam na Encosta do Gião, Arcos de Valdevez (Parque Natural da Peneda Gerês), em Lodeiro, Castro Daire (Viseu) e Lousa, Torre de Moncorvo (Bragança).
No total, estes três incêndios estão a ser combatidos por 65 bombeiros apoiados por sete viaturas, além de estarem também no terreno equipas dos Sapadores Florestais e do Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro da GNR.
Está também circunscrito o fogo que deflagrou às 14:04 em Magueija, concelho de Lamego.