O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alertou para o agravamento do tempo nos Açores, a partir da próxima madrugada, colocando sete ilhas sob aviso amarelo por causa da chuva que poderá ser pontualmente forte e trovoada.
Corpo do artigo
O agravamento do estado do tempo nos Açores deve-se a "uma superfície frontal fria associada a uma depressão centrada a noroeste do arquipélago", que irá provocar "precipitação pontualmente forte e condições favoráveis à ocorrência de trovoada" nas ilhas dos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial) que ficam sob aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As ilhas do grupo Central ficam sob aviso amarelo entre as 12 horas de sábado e as 12 horas de domingo.
Para o grupo Ocidental o aviso amarelo, referente a precipitação e chuva pontualmente forte, será entre as 06 horas de sábado e as 00.00 horas de domingo.
Contactada pela Lusa a meteorologista Vanda Costa, da delegação nos Açores do IPMA, adiantou que o agravamento do estado do tempo "não está diretamente relacionado com a tempestade tropical Humberto".
Segundo explicou, a tempestade "foi perdendo intensidade e foi absorvida por um novo centro de baixas pressões com um sistema frontal associado com atividade moderada a forte e em deslocamento para leste que irá provocar o agravamento" das condições meteorológicas.