Caravana com mais de 200 pessoas percorreu este domingo a cidade de Aveiro, no âmbito da “Kidical Mass”. Rotas seguras para as escolas, envolventes escolares livres de ruído do tráfego, limite de 30 km/h nas localidades, ciclovias largas e fiscalização rodoviária efetiva foram os apelos.
Corpo do artigo
“Mais espaço público dedicado à mobilidade ativa e para estar e brincar”. Foi isso que, este domingo de manhã, dezenas de crianças reivindicaram em Aveiro, no âmbito da “Kidical Mass”, uma iniciativa que teve início na Alemanha e se espalhou, depois, por toda a Europa.
À porta do edifício que acolhe os serviços da Câmara, os manifestantes de palmo e meio deixaram o seu manifesto impresso, como forma de alerta aos autarcas locais. “Isto é o manifesto desta massa crítica de crianças e esta entrega, feita pelas próprias crianças, foi simbólica. Mas nós fizemos chegar o documento à Câmara previamente. Entendemos que os decisores políticos só vêm ao encontro destas reivindicações se elas forem reclamadas pela sociedade civil”, explica Maria Miguel Galhardo, presidente da associação Ciclaveiro, organizadora local do evento.