Três anos depois, o cortejo "Vós sereis o meu povo" sai novamente à rua, esta quarta-feira à noite, a partir da igreja de São Victor, em Braga.
Corpo do artigo
"Menina, anda! Menina, ó menina!". É no ambiente rural da freguesia de Escariz, em Vila Verde, que Clemente Alves treina a "Rainha", a burrinha que esta noite, pelas 21.30 horas, vai sair da igreja de São Victor, em Braga, no cortejo bíblico "Vós sereis o meu povo". "Uma emoção muito grande", descreve o bracarense, recém-recuperado de um acidente vascular cerebral (AVC), que quase o deixou longe da procissão, onde, há 25 anos, encarna o papel de São José.
"Com este problema de saúde que me deu, ainda mais vontade tenho de ir na procissão. Vai ser ainda mais especial", afirma Clemente Alves, enquanto segue estrada fora com a "Rainha", que está grávida e, pela primeira vez, a ser treinada para seguir no cortejo que atravessa a Avenida Central. "Parece meiguinha e porta-se bem, mas quando passam carros fica mais atrapalhada, porque é a primeira vez que está a sair à rua", justifica o também coveiro do cemitério municipal de Braga, garantindo que o importante na educação do animal "é ter paciência".
Depois de mais de uma semana de treinos, Clemente Alves está certo que a burrinha vai ser "a rainha da noite". "Quando comecei a andar, [depois do AVC, a 9 de fevereiro], isto não me saía da ideia. Até cheguei a chorar, a pensar se conseguia ir na procissão. A minha mulher dizia sempre que sim. E, graças a Deus, lá vou eu, com algum esforço", relata, com os olhos a brilhar e um sorriso rasgado a espreitar pelo meio da barba que deixa crescer, propositadamente, para se assemelhar a São José. Ao lado, a mulher, Emília Barreiros, que o acompanha nos treinos, gaba-lhe "a energia". "É um lutador", reforça.
600 figurantes
Depois de três anos parado, o cortejo "Vós sereis o meu povo", mais conhecido pela procissão da burrinha, vai sair com 24 quadros bíblicos. Ao todo, são cerca de 600 figurantes para contar a história do Antigo Testamento. A organização, a cargo da paróquia e Junta de São Victor, vai voltar a apostar na tecnologia e o animal terá um GPS, que permitirá aos visitantes localizá-lo, através da aplicação para telemóvel "A minha freguesia".
Na quinta-feira, é a vez dos farricocos saírem à rua na procissão "Ecce Homo", munidos de matracas, fogaréus e pinhas, a partir da igreja da Misericórdia. Na Sexta-feira Santa, o momento é de luto com o Enterro do Senhor, que parte da Sé. Ambas as celebrações começam às 21.30 horas e vão obrigar à proibição do trânsito no Centro Histórico, nas ruas de São Miguel-o-Anjo, de D. Paio Mendes, de D. Gonçalo Pereira, de São Paulo, Alcaide, Largo de Paulo Orósio, Praça Municipal e Rua do Anjo.
Pormenores
Compassos pelo rio
Na segunda-feira de Páscoa, o compasso vai voltar a atravessar o rio Homem, em Fiscal, Amares. Já em Valença, no mesmo dia, o compasso cruza o rio Minho.
Mercado medieval
Na sexta-feira e no sábado, as cerimónias da Semana Santa e o mercado medieval estão de regresso a Algoso, em Vimioso, com encenações religiosas, uma via-sacra ao vivo e animação musical.
Música sacra
O concerto de música sacra mariana, amanhã, às 15 horas, na igreja de Santa Maria, em Óbidos, é um dos destaques da programação da Semana Santa da vila. A igreja de S. Pedro, também, recebe um concerto, à mesma hora.