Clientes queixam-se de viajar como "sardinhas em lata" na linha Laranja do metro no Porto
Clientes da linha Laranja do Metro do Porto queixam-se de sobrelotação das composições em horas de ponta nas viagens Gondomar-Porto-Gondomar, equiparando-se a "sardinhas em lata".
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A linha laranja (F), inaugurada em 2 de Janeiro, conta com 10 estações entre Fânzeres (Gondomar) e o Estádio do Dragão (Porto), sendo que nos primeiros cinco meses de operação foram registadas, de acordo com dados da Metro do Porto, mais de 532 mil validações.
Em termos de utilização média em dias úteis, acrescenta a empresa, a linha serve "cerca de 10 mil clientes/dia", o que representa, "na média destes cinco meses, 2,1 por cento da procura total da rede".
Em resposta às questões colocadas pela Lusa, a Metro do Porto adiantou estar "muito atenta" à situação e que está já "a preparar um novo modelo de oferta, que irá entrar em vigor em breve, e que necessariamente traduzirá os fenómenos de procura estabilizada que verificámos nos primeiros meses do ano, já após a entrada em vigor da linha Laranja".
Elisabete Silva utiliza diariamente o metro para se deslocar de casa para o trabalho e "nas últimas duas semanas" até já desistiu de regressar à estação Venda Nova, em Gondomar, de metro, optando pelo autocarro.
"Nem tenho ido para casa de metro. "Às 19 horas estamos no metro como sardinha em lata", desabafou, considerando que o problema está no facto de, àquela hora, apenas circular uma composição simples naquela linha.
Também Susana Sá manifestou à Lusa descontentamento com os apertos sentidos nas suas viagens diárias de metro no percurso casa-trabalho-casa, nesta mesma linha.
Susana apanha o metro na Venda Nova, às 8.49 horas, que circula a esta hora apenas com uma única composição e tem como destino Aeroporto (Maia), e até à Trindade vai como "sardinha em lata".
"O metro chega ao Dragão já cheio e na estação de Campanhã a situação piora, com a entrada de pessoas com malas", disse, considerando que esta sobrelotação "dá uma má imagem para os turistas estrangeiros, é péssima para os clientes habituais e até desumana, porque também há crianças".
Susana Sá já apresentou uma reclamação por escrito à empresa, mas nunca obteve qualquer resposta.
A Metro "reconhece a razão de ser das queixas dos clientes", confirmando à Lusa que já foram recebidas "algumas dezenas" de reclamações, muitas delas "reincidentes".
A empresa lembra que foram introduzidos "alguns reforços" pouco tempo depois da inauguração da linha para fazer face à procura.
Desde Março, refere, os intervalos de passagem (de composições) são mais curtos e alguns serviços são efectuados em composições duplas.
"Para melhorarmos a oferta em Gondomar temos que introduzir medidas de âmbito mais alargado, mexendo na frequências e horários de outras linhas (Azul, Vermelha, Verde e Violeta, além da Laranja), pelo que qualquer alteração de fundo tem que ser devidamente estudada e ponderada, que produza resultados sólidos e estáveis", justifica a Metro do Porto.