As comemorações do 72.º aniversário da Força Aérea arrancam este sábado e prolongam-se até 7 de julho em Portimão, com eventos que vão desde cerimónias militares, a várias exposições, demonstrações de capacidades, desfile aéreo, momentos musicais e concertos, batismos de voo entre muitas outras atividades.
Corpo do artigo
A Força Aérea Portuguesa (FAP) destaca entre os vários eventos os batismos de voo que vão ser proporcionados às crianças e à população idosa, realçando que, "para muitos, será a primeira experiência a bordo de um avião”.
Paralelamente, haverá demonstrações de capacidades, destacando-se, na segunda-feira, a missão de busca e salvamento junto à zona ribeirinha de Portimão. Já no domingo, dia 7, na Praia da Rocha, os céus vão ficar marcados por diversas exibições aéreas.
Para além das demonstrações, a Força Aérea vai ainda proporcionar diversas atividades desportivas na Praia da Rocha e uma corrida e caminhada inéditas na pista do Autódromo de Portimão, na segunda-feira.
Sob o lema "PorTi, voamos o futuro!", a instituição pretende reforçar a sua presença na região, onde não possui unidades, de forma a não deixar de ser “as asas que protegem a população", referiu o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general João Cartaxo Alves.
A Força Aérea foi criada a 1 de julho de 1952.