Uma confraria gastronómica dedicada ao pão do Sabugueiro vai ser constituída naquela localidade do concelho de Seia para promover o pão típico ali produzido, disse um responsável pela iniciativa.
Corpo do artigo
Segundo Mário Jorge Branquinho, um dos dinamizadores do projecto, a confraria do pão do Sabugueiro será apresentada no dia 28 de Maio, num jantar a realizar no âmbito da 4.ª mostra gastronómica que decorre até ao dia 1 de junho.
"A criação da confraria do pão é uma forma de dignificar este produto do Sabugueiro, para lhe dar mais dinâmica e valorizá-lo, ainda mais, como produto local", explicou o responsável.
Mário Jorge Branquinho que também é presidente da Associação de Beneficência do Sabugueiro, que promove o evento gastronómico em colaboração com outras entidades locais, explicou que a nova congregação incentivará a produção do pão típico.
O pão do Sabugueiro "já é vendido nas grandes superfícies comercias de todo o país, onde é colocado por uma empresa que começou no Sabugueiro mas que já tem instalações em Seia e que se especializou neste produto típico da Serra da Estrela", adiantou.
Incentivar o cultivo de centeio nas encostas da Serra da Estrela, "como acontecia antigamente", é outro dos propósitos da confraria, disse aquele responsável.
O pão de centeio do Sabugueiro é muito utilizado no acompanhamento de enchidos, presunto e queijo da Serra da Estrela mas também já começa a ser empregue em pratos de borrego e de bacalhau servidos em restaurantes da região, disse Mário Jorge Branquinho.
"Vá à Serra, ver a seleção de futebol, e almoce ou jante no Sabugueiro" - é o desafio lançado pelos promotores do evento que envolve onze restaurantes da aldeia turística do concelho de Seia. Cabrito, borrego, chanfana, bacalhau com pão de centeio, trutas e arroz de carqueja, são alguns dos pratos que poderão ser apreciados pelos consumidores.