Mário Passos avança para segundo mandato e Eduardo Oliveira quer nova forma de fazer política.
Corpo do artigo
O social-democrata Mário Passos recandidata-se a um segundo mandato na Câmara de Famalicão para dar continuidade à trajetória “de crescimento e desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida de todos os famalicenses”. O seu principal opositor é o socialista Eduardo Oliveira, que defende uma “nova forma de fazer política local, com visão, ambição e, sobretudo, com sentido de comunidade”.
A habitação é, contudo, uma prioridade comum aos dois candidatos. O socialista propõe-se criar “soluções reais” com a construção a custos controlados (através de contratos de cooperativas e da disponibilização de terrenos municipais a custo zero) e fomentar “iniciativas de cohousing, habitação partilhada e soluções intergeracionais”. Já Passos, atual presidente da autarquia e candidato pela coligação PSD/CDS-PP, quer continuar a estratégia que definiu para esta área: edificar mais de 300 novos fogos para arrendamento acessível, disponibilizar terrenos a custos acessíveis para os mais jovens e reforçar o arrendamento acessível.
Na saúde, Eduardo Oliveira elege como “bandeira” a luta por um novo hospital e Passos opta por prosseguir com a “aposta na modernização dos cuidados de saúde primários”.
De resto, a conclusão e a disponibilização à população dos “projetos em curso”, nomeadamente a edificação das novas unidades de saúde familiar, são objetivos sublinhados pelo candidato da coligação de Direita. A estes investimentos, junta a reabilitação da Escola Secundária de Joane, a conclusão da pista de atletismo e dos parques verdes em construção na cidade e nas freguesias, a reabilitação do parque habitacional municipal, a execução do futuro estádio e das novas piscinas.
Dinamizar as empresas
Criar um Conselho Estratégico Empresarial para “fomentar a qualificação e dinamizar o tecido empresarial e o comércio local e tradicional” é um dos desígnios do candidato socialista, que, na área da ação social, pretende criar a Casa de Descanso para Cuidadores Informais e avançar com um Centro Municipal Geriátrico.
Eduardo Oliveira destaca, ainda, a importância de construir um pavilhão multiusos, de criar o Provedor do Munícipe e de simplificar a atribuição de licenças urbanísticas.
A requalificação e a modernização da rede viária é um aspeto apontado pelos dois candidatos para o próximo mandato. Por seu lado, o atual autarca Mário Passos anseia dar continuidade à renovação do parque escolar, “otimizar” o serviço de recolha de lixo e concluir a rede de saneamento. Também quer “alargar” a rede de creches e criar mais parques de lazer e multiusos nas freguesias. Implementar um Programa de Capacitação para o Associativismo Local e incentivar a criação de associações de moradores nas freguesias são outras propostas do candidato.
Duas Prioridades
Estudar a melhoria do estacionamento e a necessidade do metro de superfície que ligue os concelhos do quadrilátero.
Duplicar as transferências de capital para as freguesias e fomentar consultas públicas regulares e orçamentos participativos.