Com 27 pilotos inscritos, incluindo um secretário de Estado, Pedro Dias, com a tutela do Desporto, e dois antecessores, Hermínio Loureiro e Emídio Guerreiro, cerca de três mil pessoas, assistiram, este fim de semana, à quinta edição do Guarda Racing Days,
Corpo do artigo
A prova organizada pelo Clube Escape Livre decorreu num circuito misto de asfalto e terra, com cerca de três quilómetros de extensão, desenhado nas traseiras do Hotel Versatile, na Guarda.
O vencedor absoluto foi Alexandre Borge, ao volante de um Semog Bravo (na categoria SSV, Single Seat Vehicle, ou veículo de um lugar), que assim venceu a prova pela terceira vez.
Em pista estiveram frente a frente carros de Rali, Offroad, Todo-Terreno e os SSV, com uma grande diversidade de marcas de modelos, que iam desde um Toyota Starlet, a um Renault Twingo, passando pelo Mitsubishi Lancer, um Lancia Delta Integrale ou o Hyundai i20 N do atual Campeão de Portugal de Ralis, que assegurou os co-drives realizados extra-competição.
Por ser uma prova inscrita no calendário da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, Pedro Dias teve de se federar, ele que foi praticante de basquetebol, andebol, futebol e futsal.
"O desporto automóvel é extraordinariamente importante no contexto desportivo nacional. Dá igualmente muita visibilidade ao nosso país, pois temos pilotos e equipas fantásticas", referiu Pedro Pais., que conduziu um Ford Fiesta R2.
O governante, que afirmou ter "uma relação especial com o interior de Portugal [estudou na Universidade da Beira Interior], destacou a organização Escape Livre, que "tanto tem feito pela valorização e promoção do Interior de Portugal".
Espetáculo
Luís Celínio, presidente do Escape Livre, recordou que a prova nasceu de "um desafio da autarquia" que queria ter na cidade uma prova com espectáculo, competição e público".
"Houve dificuldades nesta edição relacionadas com a questão das data , pilotos, montagem e uma logística cara. O apoio da autarquia desde o ano passado é insuficiente, mas registamos o seu interesse e colaboração", concluiu.