É o maior investimento alguma vez feito na área do turismo em Gondomar (85 milhões de euros) e promete criar centenas de postos de trabalho, em Covelo, onde só moram 1600 pessoas.
Corpo do artigo
Na margem do rio Douro, a montante da barragem de Crestuma-Lever, vai nascer o Porto Douro Marina & Villas, projeto que inclui um hotel de cinco estrelas com 120 quartos, 90 moradias (villas) de luxo, a exploração da Marina de Angra do Douro, cuja capacidade será duplicada, e até um heliporto.
É estimado que a obra no terreno com 27 hectares, a cargo da Horizonte Urbano Group, empresa de construção com escritórios no Porto, esteja pronta em 2026. Nuno Esteves, diretor-executivo, assume que "ainda neste ano arranca a conclusão das obras de urbanização", que incluem estradas e infraestruturas, como postos de carregamento e acessos wi-fi.
"Até ao verão, acredito que já tenhamos pronta a extensão da marina, aumentando a sua capacidade de ancoragem de 300 para 600 embarcações", referiu o empresário. Para o efeito, a Horizonte Urbano acaba de formalizar a aquisição da Nordzee Náutica, empresa gestora da marina.
Integrada neste projeto estará também a requalificação do edifício construído para servir de apoio à marina, mas que nunca foi utilizado. Ali existirão "um restaurante, um bar, um espaço multiusos para organização de eventos e apresentações, e lojas, onde estará incluído um supermercado", descreveu Nuno Esteves.
Com este "projeto exclusivo e diferenciador de minicidade", o diretor-executivo admite a intenção de atrair "os clientes da marina, o público nacional, mas também de Inglaterra, França, Brasil, e Médio Oriente".
Espaço dedicado à náutica
Nuno Esteves reforça que o projeto, a cargo do ateliê Cerejeira Fontes Arquitetos, surge também "como uma excelente solução para quem quer viver fora dos grandes centros urbanos, mas dentro de um perímetro razoável (a 15 minutos do Porto), que permite aceder de forma rápida à oferta de produtos, serviços e cultura". "Acreditamos que, cada vez mais, as pessoas procuram um tipo de vida tranquilo, em maior contacto com a natureza e rodeadas por uma bela paisagem", acrescentou.
Das 90 moradias, com áreas de construção entre os 250 e os 500 metros quadrados, destaca-se "a arquitetura contemporânea e os acabamentos de luxo". "A grande maioria estará à venda por 950 mil euros, mas haverá oito especiais, cujo preço ascenderá aos três milhões de euros cada uma", detalhou o empresário.
Já sobre o hotel, que ficará situado na encosta na zona mais próxima do rio, com salas de conferência, spa e piscinas, Nuno Esteves adiantou que a marca é de "renome internacional", estimando que os preços por noite possam variar "entre os 200 e os 240 euros".
"O objetivo é tornar todo este complexo num espaço dedicado à náutica - incluindo a organização de eventos deste setor - com o nível de sofisticação que este público está habituado", disse o empresário. Sem com isso descurar "a integração de todo o projeto com o meio ambiente e a preservação das características naturais do lugar e das espécies nativas".