Desde esta segunda-feira, dia 1, os cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados na região do Alto Ave - Guimarães, Vizela, Fafe, Cabeceiras, Mondim e Celorico de Basto - passam a estar integrados.
Corpo do artigo
“A ULSAA foi pensada e estruturada com o objetivo de melhorar, ainda mais, o acesso aos cuidados de saúde dos cidadãos, através de uma estratégia de proximidade e de integração de cuidados, que coloca o utente no centro de todo o processo, em favor da comunidade que serve com dedicação e profissionalismo”, lê-se no comunicado da nova entidade.
A nova Unidade Local de Saúde do Alto Ave (ULSAA) vai ter como presidente do Conselho de Administração o médico Pedro Cunha. Henrique Capelas, que até aqui estava à frente do Hospital Senhora da Oliveira - Guimarães, vai liderar a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa.
A diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares da ULSAA será a médica pediatra Clara Paz Dias, até aqui responsável pela neonatologia do Hospital de Guimarães. Na área dos cuidados de saúde primários, a direção clínica ficará a cargo do médico, especialista em Medicina Familiar e do Trabalho, Domingos Freitas. A direção de enfermagem será ocupada pela enfermeira gestora, com especialidade em Saúde Materna, Alcina Pereira da Silva e o lugar de vogal executivo, com o pelouro financeiro, será ocupado por João Miranda.
Reestruturação do SNS
Com o início do ano de 2024 arrancou também uma reestruturação do SNS que aposta na promoção da saúde e na prevenção da doença. O país passa a estar coberto por 39 ULS e 222 novas Unidades de Saúde Familiar de modelo B, em que os profissionais são remunerados em função de objetivos, passando esta a ser a única forma de organização nos cuidados de saúde primários.
O Governo estima que esta transição vai garantir médico de família a mais 250 a 300 mil portugueses.
As ULS não serão financiadas de acordo com a sua produção (número de cirurgias efetuadas, por exemplo) como acontecia até aqui, mas sim em função do risco clínico das pessoas na sua área de influência.