A queda de uma arriba na praia Maria Luísa, em Albufeira, causou, este domingo, momentos de preocupação.
Corpo do artigo
A derrocada na praia Maria Luísa, Olhos de Água, Albufeira, deu-se numa das extremidades da zona oeste do areal, um local onde vários veraneantes costumam caminhar. No entanto, no momento da queda, não se encontrava ninguém na zona, facto testemunhado pelos nadadores-salvadores.
Segundo declarações de fonte oficial da Proteção Civil e do comandante da Polícia Marítima de Portimão ao JN, o acidente não causou qualquer ferido.
5326181
Uma equipa da Proteção Civil, apoiada por sete veículos, deslocou-se à zona atingida pelas pedras. Os trabalhos de remoção irão contar com a ajuda de máquinas retroescavadoras que chegaram, entretanto, à praia. Contudo, os trabalhos foram interrompidos devido à subida da maré.
Já na praia de Benagil, Lagoa, seis turistas holandeses, incluindo três crianças, que se encontravam num barco insuflável tiveram de ser socorridos, após a embarcação ter encalhado numa gruta. Inicialmente, julgava-se que o incidente tivesse sido causado por um aluimento de pedras, o que não se confirmou. Foram resgatados pela estação salva-vidas de Ferragudo, Portimão.
1342250
Recorde-se que em agosto de 2009 o desmoronamento de uma arriba precisamente na praia Maria Luísa matou cinco pessoas. Quatro eram da mesma família e viviam no Porto. A quinta era uma mulher de 37 anos, de Coimbra, que deixou uma filha de 11 anos. A tragédia provocou ainda três feridos - dois ligeiros (uma mulher de 30 anos e uma jovem de 16) e um grave.
O diretor regional da Agência Portuguesa do Ambiente disse que a arriba que desmoronou este domingo não estava identificada como sendo de risco iminente. Segundo Sebastião Teixeira, as arribas "são, por natureza, instáveis" e, por isso, "podem cair a qualquer momento", sendo que 80% das arribas caem devido à ação direta do mar e da chuva, enquanto 20% é por atingirem o limite.
"Pode acontecer a qualquer momento uma arriba desmoronar sem aviso prévio, como aconteceu hoje", frisou aquele responsável, em declarações aos jornalistas, junto à entrada da praia Maria Luísa.