Cerca de 30 pessoas participaram, ontem, em mais uma Descida da Serra da Lousã em Cadeira de Rodas. Com a iniciativa, a ARCIL - Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã visa alargar o usufruto da serra a quem utiliza cadeiras de rodas.
Corpo do artigo
Quando José Gaspar, amante do desporto de aventura ligado à ARCIL há 27 anos, teve a ideia de pôr pessoas em cadeiras de rodas a descer a Serra da Lousã, houve quem achasse perigoso. Clara Nunes, de 47 anos - que esteve, ontem, na quinta edição da iniciativa - também chegou a ter "algum receio de que as cadeiras batessem [umas nas outras]". Mas a experiência inaugural proporcionou-lhe uma sensação tão grande de "liberdade, libertação", que agora "gostava de fazer isto mais do que uma vez por ano".
A iniciativa da ARCIL tem lugar na última sexta-feira de Maio. Visa dar aos utilizadores de cadeiras de rodas a possibilidade de desfrutar da Serra, de fazer um passeio que "normalmente, não está ao seu alcance" e, ao mesmo tempo, promover o convívio e a troca de experiências, explicou Ana Araújo, assistente social e coordenadora do Centro de Actividades Ocupacionais da ARCIL.
A segurança está garantida. O percurso é acompanhado pela GNR e por elementos da organização, em bicicletas e a pé. A velocidade também é controlada, não devendo ultrapassar os seis quilómetros por hora, como observa José Gaspar, que queria proporcionar às pessoas em cadeira de rodas momentos lúdicos, fazer com que sentissem "um pouco de adrenalina", e parece ter conseguido. O número de participantes tem aumentado. Na última edição, houve alguns de Lisboa.
É possível integrar a descida em diferentes pontos do percurso, que compreendeu, ontem, um total de 12 quilómetros, desde a aldeia do xisto de Candal, localizada a 600 metros de altitude, à Praça Sá Carneiro, no centro da vila. Jorge Caetano, de 48 anos, na sua estreia, fez questão de percorrer os 12 quilómetros. Não que o facto de estar numa cadeira de rodas desde que sofreu um acidente de moto, aos 18 anos, o impeça de contactar com a natureza. "Arranjo sempre forma de ir à serra", exemplifica, bem humorado, este adepto da pesca desportiva.