Há 15 dias, Pedro nem sabia andar de bicicleta. Aprendeu e, na última quinta-feira, foi um dos 60 alunos do Agrupamento de Escolas do Pinheiro, de Penafiel, que integrou um projeto pioneiro que, uma vez por mês, vai pôr os alunos a fazer o trajeto entre casa e a escola de bicicleta.
Corpo do artigo
A iniciativa “Pinheiro Bike Bus” faz parte do projeto educativo “Uma escola que sonha é uma escola que vive” e está associada à “Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Clicável 2020-20302 e ao “Desporto Escolar sobre Rodas”, que lança o desafio à implementação de medidas de promoção do ciclismo nas escolas.
Na última quinta-feira arrancou pela primeira vez no Agrupamento de Escolas de Pinheiro e a partir de agora, na última quinta-feira de cada mês, cerca de 60 alunos vão fazer o percurso entre a casa e a escola, de bicicleta, acompanhados por professores e pela GNR para garantir a segurança. Em junho, passará a ter uma frequência semanal.
Pedro Moreira, de 11 anos, foi um dos alunos que integrou a caravana. “Eu não sabia andar . Mas aprendi e agora vai ser muito giro vir de bicicleta com os amigos para a escola”, garantiu.