A chuva forte registada nos Açores, esta segunda-feira de madrugada, especialmente nas ilhas do grupo Central, provocou pequenas derrocadas, obstrução de vias e inundações em habitações, obrigando ao realojamento de duas famílias no concelho das Lajes do Pico.
Corpo do artigo
As duas famílias, residentes na freguesia das Ribeiras, no concelho das Lajes, na ilha do Pico, foram acolhidas em casas de familiares, estando a situação a ser acompanhada pela Direção Regional de Habitação, no sentido do seu realojamento, revelou à agência Lusa fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
Esta fonte salientou ainda que as estradas afetadas pelo mau tempo situam-se nos concelhos de S. Roque e Lajes, ambos na ilha do Pico, e na Calheta, na vizinha ilha de S. Jorge, estando já em curso os "trabalhos de desobstrução" daquelas vias.
A previsão meteorológica indica que o mau tempo deve manter-se até terça-feira nos Açores, onde se espera chuva forte e vento, devido à aproximação de uma "superfície frontal oclusa com forte atividade", segundo o Instituto de Meteorologia.
A Proteção Civil dos Açores emitiu alertas para chuva, por vezes forte, até às 20.00 horas de terça-feira nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria (Grupo Oriental), enquanto na Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial (Grupo Central) são esperados períodos de chuva temporariamente forte até às 11.00 horas de terça-feira e vento forte com rajadas que poderão atingir 100 quilómetros por hora até às 18.00 horas de terça-feira.
Nas ilhas das Flores e do Corvo (Grupo Ocidental), o vento será forte, com rajadas que podem chegar a 100 quilómetros por hora, até às 20.00 horas de terça-feira, esperando-se ainda chuva temporariamente forte até as 11.00 horas de terça-feira.