O secretário de Estado da Mobilidade Eduardo Pinheiro já não é candidato à autarquia portuense. "Após reflexão cuidada, declinei o convite", explicou.
Corpo do artigo
A notícia surge pouco mais de 24 horas depois de Eduardo Pinheiro ter sido escolhido como cabeça de lista socialista à Câmara do Porto.
Tal como noticiou, na terça-feira, o JN, o convite tinha resultado de um acordo com o secretário-geral do partido, António Costa, que terá recebido uma primeira recusa.
13821998
Após insistência, Eduardo Pinheiro anuiu ao pedido do líder socialista. No entanto, segundo noticia o jornal "Público", a decisão não agradou às estruturas locais do PS.
Em comunicado, o secretário de Estado afirma que, "após uma reflexão cuidada", decidiu declinar o convite.
"Agradecendo a confiança depositada, afirmei a minha total disponibilidade para apoiar o partido em torno de uma candidatura alternativa ao atual poder autárquico", acrescentou.
Eduardo Pinheiro, de 42 anos, foi vice-presidente da Câmara de Matosinhos e, depois da morte de Guilherme Pinto, assumiu a presidência do município. Conhecedor dos dossiês metropolitanos, tem uma boa relação com os autarcas da região, algo que terá contribuído para a escolha de António Costa.
Com a saída de Eduardo Pinheiro, o PS apresentou depois Tiago Barbosa Ribeiro. Além deste, estão na corrida à Câmara do Porto o autarca e independente Rui Moreira, Vladimiro Feliz, pelo PSD, Ilda Figueiredo, pela CDU, Sérgio Aires, pelo BE, António Fonseca, pelo Chega, Diogo Araújo Dantas, pelo PPM, André Eira, pelo Volt, Bruno Rebelo, pelo Ergue-te! e Diamantino Raposinho, pelo Livre.