Treze pessoas, entre os quais duas crianças, foram salvas este sábado, após a embarcação turística em que seguiam se ter virado na praia de Benagil, em Lagoa, no Algarve. Três tiveram de ser conduzidas ao hospital, mas nenhuma corria perigo de vida.
Corpo do artigo
O acidente, cujas causas não são ainda conhecidas, ocorreu cerca das 17.30 horas deste sábado. Entre os 13 ocupantes da embarcação estavam duas crianças, com idades à volta dos 5 anos, que, juntamente com duas mulheres, ficaram alguns minutos na água, debaixo da embarcação. "Valeu-lhes a bolsa de ar para conseguirem respirar", explicou ao JN fonte ligada à equipa de socorro.
As pessoas foram salvas por quatro jovens nadadores-salvadores da empresa AquaForm, contratados pela Câmara Municipal de Lagoa para a vigilância da praia. A embarcação virou-se na gruta de Benagil, a mais famosa do Algarve, muito procurada por embarcações turísticas.
"Por norma, temos sempre um elemento na gruta quando a concentração de visitantes o justifica. Neste caso até tínhamos dois", explicou a mesma fonte, adiantando que se viveram "alguns momentos de pânico".
"Havia pessoas à volta do barco, outras debaixo deste, coletes que saltaram e pessoas aos gritos em pânico", descreve a fonte. Com recurso a prancha, quatro jovens nadadores-salvadores da AquaForm procederam então ao salvamento dos 12 passageiros e um tripulante da embarcação.
Após o resgate, duas pessoas foram conduzidas ao Hospital de Faro, uma delas com suspeita de fratura num braço, e uma terceira ao Hospital de Portimão, devido a um ataque de ansiedade.
Entre as vítimas, havia portugueses e turistas de outras nacionalidades, nomeadamente espanhóis e franceses.
A praia de Benagil é um local muito procurado por turistas e passeios de barco para observação das grutas nas rochas.
