A empresa de calçado Ecco, em Santa Maria da Feira, prepara-se para avançar com um despedimento coletivo de 42 pessoas.
Corpo do artigo
A informação foi confirmada por fonte do Sindicato do Calçado, ao JN, que adiantou ter sido uma intenção "anunciada esta manhã". O despedimento dos trabalhadores ligados à linha de amostras é já dado como certo, por terem sido dispensados de comparecer na empresa.
"Foram informados da dispensa de se apresentarem ao trabalho. Depois segue-se o despedimento", afirma o sindicato. A intenção de proceder a estes despedimentos terá sido anunciada há meses e confirmada esta manhã.
Diz o sindicato que as amostras, que eram maioritariamente produzidas em Portugal, passaram a ser feitas noutras empresas no grupo.
Empresa fala em "reestruturação"
A Direção da Ecco Portugal fala em "reestruturação" para justificar a redução de postos de trabalho: "O Grupo ECCO, no âmbito da sua Agenda Global de Transformação, tem vindo a redefinir a sua organização e a descentralizar as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento para as unidades de produção do Grupo. Esta restruturação afetará também a empresa em Portugal".
"Exploramos todas as possibilidades no sentido de realocarmos os colaboradores abrangidos por esta medida e alguns deles serão transferidos para novas funções. Assim, hoje foi comunicado aos colaboradores do R&I, os termos e fundamentos da reestruturação organizacional que resulta na necessidade de reduzir 42 postos de trabalho neste departamento", é explicado.