Sem qualquer aviso prévio, uma empresa de Gaia afixou uma lista com 98 funcionários dispensados, restando 84. Os operários vão apresentar-se esta terça-feira na firma.
Corpo do artigo
https://www.facebook.com/jornalnoticias/videos/743864782740229/
Mais de metade dos 182 trabalhadores da Tegopi, em Gaia, foram "despedidos por comunicado". Na passada sexta-feira, foi afixada na empresa uma lista com os nomes dos 98 funcionários dispensados. "Ficam 84", contabilizou Adão Ferreira, porta-voz da Comissão de Trabalhadores e membro da Direção do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (SITE - Norte).
A empresa fabricante de torres eólicas, que há mais de 60 anos labora em Vilar do Paraíso, vive em agonia financeira há vários meses, tendo já sido decretada a insolvência pelo tribunal, no âmbito de um Processo Especial de Revitalização.
Para o representante dos operários, a situação é grave. "Antes, éramos cerca de 220 trabalhadores. Depois, quando o barco começou a afundar, entre 40 e 50 pessoas optaram por ir embora. E agora vão mais 98", lamentou, criticando a forma como a empresa deu a notícia aos trabalhadores. "Afixar um comunicado na sexta, ao final da tarde, a informar as pessoas que na segunda [ontem] é o seu último dia de trabalho? Não é assim que se faz", recriminou.
Leia mais na edição impressa ou na versão e-paper