O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto (CDU), disse à agência Lusa que a empresa canadiana Oracle Energy Corporation vai realizar uma prospeção de gás e petróleo no concelho, mas serão necessários anos de estudos até haver resultados.
Corpo do artigo
"Fomos contactados pelo secretário de Estado da Energia ue nos informou que o Governo ia assinar uma protocolo com a empresa canadiana para a prospeção de gás e petróleo em vários locais da Península de Setúbal, entre eles o Barreiro", disse Carlos Humberto.
Carlos Humberto referiu que o concelho vai ser o ponto de partida desta prospeção na margem sul, depois do acordo entre o Governo e a Oracle Energy Corporation no valor 15 milhões de euros, válido por oito anos.
"Não se sabe se vão encontrar gás ou petróleo e, mesmo que seja encontrado, se será lucrativa a sua exploração. A informação que tenho é que os estudos são demorados e que devem demorar dois a três anos, sem impactos visíveis no Barreiro", explicou.
O autarca adiantou que a Câmara do Barreiro quer acompanhar o processo, mas que ainda é prematuro falar em cenários futuros, pois tudo está ainda "numa fase embrionária".